O Manual de Boas Práticas junto com os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) determina, entre outras coisas, como deve ser a rotina de higiene da produção e estoque de alimentos e utensílios de forma a evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação. Afinal mesmo um alimento bonito e com cheiro agradável pode conter agentes causadores de intoxicação.
Outros fatores primordiais para uma alimentação segura como: recebimento de insumos perecíveis ou não, higienização de instalações e equipamentos, saúde dos manipuladores, procedência dos alimentos e qualidade da água utilizada também são tratados no Manual de Boas Práticas.
A distribuição de alimentos é uma parte importante na cadeia da produção alimentar, pois de nada adianta um recebimento, estoque e produção padronizados e seguros se não há o mesmo cuidado na distribuição, por isso este assunto também é abordado no Manual.
O Manual de Boas Práticas também é uma garantia para o responsável pelo estabelecimento de que seus colaboradores estão bem orientados quanto aos procedimentos que devem ser seguidos e que não haverá alteração na qualidade de sua produção, e o principal, assegura a segurança alimentar de seus clientes.
Nutricionista Michele M Reginatto