AGROTÓXICOS: CONSEQUÊNCIAS A SAÚDE!

Se os agrotóxicos fossem inofensivos à nossa saúde, para que usar máscaras para colocá-los nas plantações?

Consequências de sua utilização á saúde:

VIA AÉREA - A maioria dos agrotóxicos líquidos costuma ser pulverizada de aviões. Esse modo de aplicação torna-se especialmente perigoso em dias de muito vento, pois o veneno pode se espalhar e contaminar rios e populações vizinhas.

SISTEMA CIRCULATÓRIO - Os pesticidas do grupo dos hidroxicumarínicos fazem o sangue perder sua propriedade coagulante, podendo provocar hemorragias.


SISTEMA REPRODUTOR - Os organoclorados, os organofosforados e os carbamatos podem provocar aborto. Já os clorofenóxicos interferem na produção de espermatozóides.


CORAÇÃO - Os defensivos agrícolas do grupo dos organofosforados e dos carbamatos causam descontroles nervosos que podem provocar até parada cardíaca. Já o paraquat queima e lesiona os tecidos internos, entre eles os do coração.

FíGADO - Outro órgão atacado pelo paraquat, veneno que causa grandes estragos em todos os tecidos internos.

SISTEMA DIGESTIVO - O glifosate, os carbamatos, os organofosforados e os clorofenóxicos também causam vômitos, náusea e diarréia. Até aí, nada de anormal: esses são os sintomas mais comuns e os primeiros a aparecer quando há qualquer intoxicação.

CÉREBRO - Os organofosforados e os carbamatos paralisam enzimas essenciais do nosso sistema nervoso. Isso provoca tal descontrole que pode causar parada respiratória ou cardíaca fatal.

ESÔFAGO - Se for inalado, o paraquat queima as paredes desse canal de comunicação entre a faringe e o estômago, a ponto de corroer seus tecidos.


MÚSCULOS - Os organoclorados e os clorofenóxicos provocam fraqueza e dores musculares.

PULMÃO - Uma vítima de vários agrotóxicos - do paraquat aos organofosforados, carbamatos e fluoracetato de sódio. Todos eles aumentam a secreção pulmonar, causando parada respiratória. Já o fosfeto pode provocar parada respiratória e até morte por sufocação.

RINS - Como o paraquat causa lesões graves em todos os tecidos internos, os rins também são extremamente prejudicados.

GORDURA -Os organoclorados se alojam nos tecidos adiposos, podendo, a longo prazo, desenvolver doenças como o câncer.

Michele M Reginatto - Nutricionista Estética Funcional​
(54) 2621-3433
https://www.facebook.com/nutrimicheMReginatto/?pnref=lhc

@nutrimichemreginatto

Fonte: BONTEMPO, M. Alimentação Orgânica. Medicina Natural. São Paulo: Nova Cultural, 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...